Qual é a melhor época do ano para Pescar no Pantanal

Qual é a melhor época do ano para Pescar no Pantanal

O Pantanal do Mato Grosso do Sul é um destino incrível para quem ama pescar, pois a região abriga rios mais piscosos do Brasil, com centenas de espécies de peixes. Entre os rios importantes, é preciso citar o Paraguai, o Miranda e o Aquidauana. E entre as mais de 250 espécies, está o famoso Dourado, o "Rei do Rio", um troféu nas fisgadas pantaneiras.

Se você se considera um pescador, precisa viver a experiência da pesca no Pantanal do Mato Grosso do Sul, pois além da grande diversidade de peixes, a paisagem maravilhosa faz essa experiência ser inesquecível!

 

1) Onde pescar no Pantanal?

A região de Corumbá, incluindo a zona rural Passo do Lontra e o Rio Miranda é uma das melhores para a pescaria no Pantanal, servindo como locais-base para organizar um roteiro de pesca pelo Pantanal.

O Passo do Lontra era uma antiga vila de pescadores, portanto, não é história de pescador: a fama da região se confirma e o local é consagrado na pescaria mundial!

Lembre-se que há necessidade de Autorização de Pesca Amadora do Imasul para pesca na região - todo pescador precisa ter uma carterinha. Continue lendo o artigo para entender melhor sobre essa autorização de pesca.

 

2) Quando viajar para pescar no Pantanal?

No momento de planejar uma viagem para o Pantanal com o objetivo de prática pesqueira, é preciso ficar atento às datas. Isso porque a pesca é liberada de março a outubro. Nos meses de novembro a fevereiro a pesca é proibida para que exista reprodução e preservação das espécies.

Se você não está familiarizado com o Pantanal, existem épocas de chuva e de seca. E quando você viaja em cada uma dessas épocas, a sua experiência muda.

Os meses de março e abril são especialmente favoráveis para a prática da pesca, pois é quando os rios estão mais altos. Mas, se você viajar em qualquer período entre março e outubro vai encontrar boas condições para a pesca esportiva em todo Pantanal. Se optar por viajar em junho e julho, os rios estarão mais baixos, o que facilita a pesca de espécies que ficam no fundo dos rios como Jaú, Pintado e Surubim. Além disso, em agosto e setembro, a pesca de Pacu de batida é mais fácil.

DICA: na mala, lembre de incluir roupas compridas, chapéus, repelentes, protetores e qualquer outro item que prefira para se proteger do sol. Em épocas de chuva, um bom casaco impermeável pode ser muito útil também. E, claro, todas as suas tralhas e equipamentos de estimação para sua pescaria ser ainda melhor!

 

Autorização para pescar no Pantanal

Para conseguir pescar no Pantanal é preciso ter uma Autorização Ambiental para Pesca Desportiva. Essa autorização, junto com o selo turismo, permite que os peixes sejam capturados e transportados.

Existem algumas ações que o pescador deve tomar sempre que for pescar no Pantanal:

  • Obedecer os tamanhos mínimos e máximos de captura de espécies, além de seguir a cota permitida.
  • Respeitar os locais permitidos e não permitidos para pesca.
  • Vistoriar e lacrar o pescado nos postos da PMA (Polícia Militar Ambiental).

Pescadores menores de 18 anos não precisam pagar a licença para pesca amadora. Mas, para ter direito à cota de captura e transporte de pescado devem pagar a taxa ambiental e ter a Autorização Ambiental em seu nome.

Passo a passo para obter uma autorização ambiental para pesca no Pantanal

  • Acessar a página http://www.pescaamadora.imasul.ms.gov.br;
  • Fazer o cadastro e imprimir o formulário;
  • Fazer o pagamento em uma agência do Banco do Brasil, em caixas eletrônicos ou pela internet;
  • Voltar à página do Imasul depois de um tempo para verificar se a sua autorização foi liberada.
  • Imprimir a Autorização. 

 

Agora você já sabe as informações mais importantes para pescar no Pantanal e pode organizar a sua viagem com tranquilidade aqui para o Lontra Pantanal Hotel! Te esperamos na próxima pescaria!